História da Estética
Home
Estética Web TV
Matérias de Estética
Tratamentos Estéticos
Cursos Pele Bonita
Eventos de Estética
Blog História da Estética
janeiro de 2017
fevereiro de 2017
março de 2017
abril de 2017
maio de 2017
junho de 2017
julho de 2017
agosto de 2017
setembro de 2017
outubro de 2017
novembro de 2017
dezembro de 2017
Estética e o Trabalho
sexta-feira, 28 de abril de 2017 - 15:49
       

História da Estética descreve a representação da estética e beleza nas sociedades desde as antigas até as modernas como profissão.

 

Resenha/Resumo

História da Estética, por Rosângela Façanha. Um estudo entre o trabalho na estética e o conceito de beleza por séculos.

 

O trabalho em estética e beleza tem sua origem, a partir do desenvolvimento de formulações cosméticas com ativos naturais. Também existem estudos que apontam para uma sofisticada tecnologia para a época, com experimentos de substâncias como carbonato/cloreto de chumbo. Os pesquisadores franceses avaliaram restos de cosméticos de potes egípcios expostos no Museu do Louvre em Paris. A pesquisa foi realizada por P. Walter,e publicada na revista Nature.

O desejo humano de atrair reflete motivações biológicas básicas. Toda sociedade humana, pelo menos desde os antigos egípcios em diante tem usado produtos de beleza e artefatos para aumentar a atratividade.

A Capacidade industrial do Egito antigo, são datados do período 2.000 a.C. a 1.200 a.C. Com a existência de salas de preparação cosméticas. Essas salas eram um verdadeiro santuário. 

No entanto, os ideais de beleza sempre variaram ao longo do tempo e entre as sociedades. Mas a essência da beleza e estética permeia as técnicas milenares.

No século XVII na Europa os banhos eram para abastados, por falta de higiene surgiram muitas doenças que afinavam o cabelo, as doenças venéreas acometiam o cabelo da elite gerando a calvície. Surgindo o uso de perucas e profissionais que cuidavam de ornamenta-las. Quanto maiores às perucas e volumosas, mais expressão de poder e riqueza. Vassalos domésticos tinham a função de cuidar da imagem pessoal dos nobres.

Podemos dividir a história do trabalho em beleza e estética, através do modo de produção que o homem desenvolveu ao longo da historia, que são os regimes de trabalho; laboral e patronal no século XIX. Também o surgimento da indústria cosmética. Quando aparecem as grandes precursoras dos cosméticos industrializados, como Madam C.J. Walker, Annie Minerva Turnbo Malone Helena Rubinstein e Elisabeth Arden. Surgem os grandes Centros de Beleza e Estética.

As variantes políticas, sociais e econômicas transformaram o modo de como do trabalho em beleza e estética foi evoluindo ao longo da história. O desenvolvimento tecnológico e as transformações do trabalho nesse ramo é passada de geração para geração, através da cultura que o homem produz, transformando as técnicas através do trabalho.


<< Navegar para sexta-feira, 28 de abril de 2017 Adicionar Novo Comentário
Sem registros encontrados        
Adicionar Novo Comentário
Seu nome   
Assunto   
Conteúdo   
*Campos obrigatórios

Home
Estética Web TV
Matérias de Estética
Tratamentos Estéticos
Cursos Pele Bonita
Eventos de Estética
Blog História da Estética